Ações de extensão da ECO

Metaversidade: arte, cultura e tecnologia

Resumo

Recentemente, a difusão da chamada Economia Circular tem explorado tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Cloud Computing e Internet das Coisas (UPADHYAY et. al, 2021). Entre estas tecnologias disruptivas, o metaverso têm ganhado destaque pelo seu impacto na cadeia produtiva da Indústria Criativa. O termo metaverso, em linhas gerais, descreve um ambiente virtual sintético ligado ao mundo físico, tal qual um mundo virtual que combina o físico e o digital (LEE et al,2021). Com a pandemia a busca por linguagens e plataformas virtuais teve aumento expressivo e com isso ambientes inovadores, como o metaverso, passam a oferecer novas possibilidades no campo da comunicação. As transformações em curso são globais e envolvem desde o desenvolvimento de plataformas, criptografia e algoritmos, até o entrelaçamento de setores da Indústria Criativa como o mercado de NFT’s com a comercialização de objetos de arte, vídeos, itens in-game e música.

Esse projeto de extensão visa criar cursos autoformativos, de acesso online e gratuito, sobre desdobramentos da Web 3.0 na Indústria Criativa. Além da realização do Festival Metaversidade, que através de uma chamada de projetos universitários brasileiros em metaversos, irá mapear e exibir o estado da arte das criações imersivas no país, no Museu XYZ, na plataforma Cryptovoxel, com acesso gratuito.

Atividades previstas para o estudante

Os estudantes extensionistas irão atuar no planejamento e desenvolvimento das ações de inscrição, divulgação e comunicação dos cursos autoformativos e do Festival Metaversidade, criando formulários, artes gráficas, textos, roteiros, produções audiovisuais, podcasts, motion designs, dentre outros conteúdos digitais demandados pelo projeto. Os estudantes também irão integrar a equipe de organização do festival, desde a concepção até a avaliação final de resultados alcançados pelo evento. Irão atuar ainda na criação das redes sociais e website que darão visibilidade ao projeto. Para isso, serão realizadas reuniões semanais de planejamento e execução utilizando plataformas online, tais como Zoom,Whatsapp e Trello, bem como reuniões periódicas presenciais na ECO-UFRJ Os extensionistas terão ainda como atribuição contribuir para o levantamento de dados a respeito do público externo beneficiado pelo projeto e na elaboração de relatórios parciais e finais do projeto.

Coordenação da ação

Katia Augusta Maciel