Ações de extensão da ECO

Observatório de publicidade expandida

Resumo

O projeto mantém um grupo de discussão quinzenal no Campus Praia Vermelha da UFRJ, em que professores e estudantes universitários debatem e analisam casos relevantes da publicidade, seja pelo seu caráter inovador ou pela atenção dada pelo público. Com base nessas discussões criamos as Oficinas de Leitura Crítica da Publicidade, direcionadas ao público jovem. Nosso objetivo nessas oficinas é promover uma reflexão sobre as estratégias de persuasão usadas no discurso de marketing através de atividades práticas. Criamos essas oficinas, ao perceber que o discurso de consumo está cada vez mais presente na vida diária. Além dos formatos tradicionais já conhecidos do grande público – comercial de TV.

Atividades previstas para os estudantes

Participar de reuniões de discussão; ler textos selecionados; observar e pinçar casos de interesse na publicidade brasileira atual; preparar material para Oficinas de Leitura Crítica da Publicidade; aplicar as Oficinas junto ao público externo, especialmente alunos do ensino público fundamental (último ano) e médio; produzir conteúdo para Redes Sociais e Blog.

Coordenação da ação

Patrícia Cecilia Burrowes