Ações de extensão da ECO

Midiografias do atual – Ação integrada e multimídia de projetos de pesquisa social e opinião pública da ECO/UFRJ

Resumo

Midiografias do atual parte da perspectiva de que a multiplicidade de atores sociais e vozes comunitárias, atravessadas pelas diversidades e pelas várias redes sociais presenciais e digitais, se configuram como desafio na elaboração de instrumentos de coleta de dados, em face de processos democráticos nos quais as manifestações da diferença se façam ouvir. As pesquisas e consultas públicas são instrumentos potentes de escuta democráticas, porém apresentam dificuldades técnicas de implementação. A construção metodológica de tais processos apresentam diversas complexidades que vão desde a seleção de públicos-alvo até critérios de análise e usos de softwares de análise estatística ou de textos. Em termos acadêmicos, trata-se de uma unidade laboratorial de caráter teórico-prático, que visa selecionar, analisar e criticar pesquisas, dialogar e propor projetos de pesquisa de opinião e propostas de escuta ativa comunitária. A proposta busca promover a integração dos discentes da ECO com as demandas de dados dos parceiros, possibilitando a inserção deles na realidade extramuros da UFRJ, fomentando a itinerância dos conhecimentos adquiridos na disciplina em prol da construção de sistemas de escuta ativa. Projetam-se como produtos, relatórios das pesquisas a serem compartilhados entre os parceiros, os públicos participantes dos estudos e com a UFRJ; assim como, estimular os discentes a produzirem artigos jornalísticos e científicos, além de participações em eventos (SIAC / JICTAC).

Atividades previstas para o estudante

Os estudantes envolvidos no projeto deverãoa atuar como multiplicadores de metodologias de pesquisa junto aos parceiros comunitários e institucionais; assim como, receptores de proposições metodológicas oriundas de interlocutores comunitários. – Os estudantes deverão participar dos atendimentos e reuniões de briefing com os parceiros, comunidadese demais interlocutores institucionais; – Atuarem como ouvintes ativos das proposições metodológicas dos parceiros em suas demandas de consultas públicas junto a seus públicos, promovendo interlocução propostas, sugestões metodológicas horizontalmente propositivas. – Capacitar parceiros na elaboração de roteiros de pesquisas qualitativas, usos de tecnologias de gravação de áudio e transcrição automática por reconhecimento de voz, além de usos de software de análise de textos. – Atuar no desenvolvimento de softwares de construção de questionários eletrônicos e nos usos de programas de análises estatísticas e colaborar em relatórios

Coordenação da ação

Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos