Nota de pesar

É com imenso pesar que a Escola de Comunicação comunica o falecimento de um de seus fundadores, o Professor Emérito Emmanuel Carneiro Leao (1929 – 2023).

O professor graduou-se pelo Pontifício Atheneo Antoniano (1959), fez mestrado pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1962) e doutorado em De Universa Philosiphia –Albert-Ludwigs-Universität Freigurg (1963). Foi aluno de Martin Heidegger e tornou-se um dos principais teóricos e divulgadores do filósofo alemão no Brasil.

Em 1973, com o apoio de Muniz Sodré e Márcio Tavares D’Amaral, liderou a iniciativa da criação do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele comenta a experência, além de outros assuntos, em entrevista a Zilda Martins em 2013 na revista do PPGCOM da Escola de Comunicação (disponível no link a seguir).

Entrevista de Emmanuel Carneiro Leão na revista ECOPÓS em 2013

Revista ECOPÓS v.16 n.1 (2013) que contém a entrevista

Emmanuel Carneiro Leão baseava seus ensinamentos na oralidade. Sua obra “Aprendendo a Pensar”, volumes I e II, publicados pela primeira vez nos anos 1970, “é uma obra fundamental. Foi uma obra formativa para uma geração de pensadores da ECO”, comenta emocionado o professor Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos, diretor da ECO/UFRJ.