Acontece na ECO

Semana Experimental de Fotografia

A Semana Experimental de Fotografia, que acontecerá na Central de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação da UFRJ entre os dias 23 e 27 de outubro, é uma realização conjunta entre o Projeto de Extensão Paralaxe Lab e o Coletivo de Fotografia Analógico de Janeiro, com o apoio do Centro Foto Copa e da Sambacine.

Em sua primeira edição, o evento traz como proposta estimular o diálogo, a prática e o pensamento crítico sobre o campo da fotografia experimental. Pensar e imaginar novas possibilidades através de trocas de saberes e novos olhares. O evento destina-se aos moradores da cidade do Rio de Janeiro, bem como à comunidade acadêmica carioca.

Com menos de um ano de existência do Paralaxe Lab convidamos a todes para nossa primeira edição da Semana Experimental de Fotografia repleta de atividades. Com o intuito de desbravar novas subjetividades, promover a criatividade e a experimentação no campo da produção artística fotográfica, teremos oficinas, todas em torno das práticas experimentais de fazer fotografia, como: oficina de colagem, revelação de filme preto e branco, revelação de filme colorido de cinema, revelação alternativa com produtos orgânicos, ampliação de negativo, fotografia analógica em estúdio e fotografia pinhole.

O evento também contará com a presença do fotógrafo e cineasta brasileiro Walter Carvalho que dará uma Masterclass sobre o seu trabalho fotográfico autoral intitulado Iluminuras, em que se utiliza da técnica de emulsão fotográfica manual Platinotipia para a realização da ampliação de suas imagens.

Outro destaque da programação será a realização de leituras de portfólio. Os interessados poderão enviar seus trabalhos para serem avaliados criticamente de forma gratuita por artistas, curadores e pesquisadores, reforçando assim a ideia da universidade enquanto pólo de conexão artística entre fotógrafos iniciantes, fotógrafos profissionais, artistas, produtores, curadores e pesquisadores no campo da imagem.

Além das oficinas e da leitura de portfólio, a semana estará recheada de
palestras, bate papo analógico e projeção de ensaios fotográficos de fotógrafos de todo o Brasil!!

Mais informações sobre data, horário e local estão disponíveis no instagram do Paralaxe: @paralaxelab