Período Letivo Excepcional 2020

Pesquisa com a comunidade acadmica

Clique no link e conheça o Quadro de Disciplinas PLE da ECO ( ATENÇÃO PARA NOVAS VAGAS, documento revisado em 21 de agosto de 2020).

Se inscreva pelo SIGA e Bons Estudos!

Mensagem da Direção Adjunta de Graduação

Até 05 de agosto, o SIGA estará aberto para inscrições em disciplinas no Período Letivo Excepcional (PLE), que vai se iniciar em 10 de agosto e terminar em 31 de outubro.

Quadro de disciplinas

No site da ECO, você encontra um quadro que apresenta todas as disciplinas ofertadas nesse PLE (https://eco.ufrj.br/images/Quadro-de-disciplinas-PLE-1_3.pdf), indicando os tipos de disciplinas, códigos, nomes das disciplinas, docentes, ementas, métodos de ensino remoto, sistemas de avaliação, dias/horários (no caso de disciplinas com encontros síncronos) e números de vagas oferecidas. Use esse quadro para escolher bem sua grade no PLE.

Horários e métodos

No PLE, as disciplinas com método assíncrono de transmissão de conteúdos terão horários cadastrados no SIGA apenas para formalização burocrática, mas não vão requerer encontros em tempo real.

Já as disciplinas com metodologia síncrona e assíncrona, terão os encontros virtuais de acordo com os horários indicados no quadro de oferta de disciplinas citado acima, com 1 encontro remoto semanal de 1h40min (com início em horários separados por intervalos de duas horas – 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h ou 20h). Os outros tempos indicados no SIGA não serão cumpridos em tempo real e existem meramente para formalidade do sistema.

Vagas

Conforme as regras explicitadas no Plano do PLE da ECO (https://eco.ufrj.br/images/noticias/2020/julho/PLE-da-ECO.pdf), você poderá, a qualquer momento, trancar a disciplina que julgar não conseguir ter um bom aproveitamento. Entretanto, é importante lembrar que a sua vaga nessa disciplina tirou a oportunidade de outra pessoa cursá-la. Ou seja, é preciso muita atenção e responsabilidade ao montar o seu plano de estudo.

Ajuste de matrícula

Entre os dias 08 e 21 de agosto, você poderá fazer alterações na sua grade, incluindo e/ou excluindo disciplinas, como normalmente acontece em todos os períodos.

Faltas

Não haverá reprovações por faltas no PLE. Contudo, ao se matricular em turmas cujo método de ensino remoto é de ‘transmissão de conteúdos síncronos e assíncronos’, considere que haverá sempre um professor ou uma professora, nos dias e horários marcados, esperando por estudantes para promover trocas planejadas de ensino-aprendizagem.

Calouros de 2020.1 de todos os cursos

A inscrição dos calouros de 2020.1 no PLE é feita pela Seção de Ensino, de acordo com os Planos de Estudos elaborados pelas respectivas Coordenações de Cursos.

DO 2ª PERÍODO EM DIANTE DE TODOS OS CURSOS
TENHA ATENÇÃO NA ESCOLHA DE DISCIPLINAS COMPLEMENTARES, POIS NÃO SERÁ POSSÍVEL INCLUIR AS QUE POSSUEM CÓDIGOS JÁ CURSADOS ANTERIORMENTE.

CONCLUINTES QUE SE INSCREVERAM EM DISCIPLINAS JÁ CURSADAS TERÃO ATÉ O DIA 05 DE AGOSTO PARA EFETUAREM A TROCA PELO SIGA.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – CICLO BÁSICO
Estudantes do Ciclo Básico do curso de Comunicação Social não poderão se matricular em disciplinas obrigatórias. Mas, ao contrário do usual, terão todas as disciplinas complementares para se inscrever livremente. Ainda, as notas das disciplinas cursadas no PLE não contarão para o cálculo do coeficiente de rendimento (CR) nas próximas seleções de habilitações.

DIREÇÃO TEATRAL
A maioria das disciplinas oferecidas no PLE está cadastrada sob códigos de complementares de Comunicação Social. Isso deve disparar, no pedido de inscrição, o aviso de “Ultrapassa1/3 fora do curso”, que deve ser ignorado. A coordenação do curso fará os ajustes necessários após o período de inscrições.

EXTENSÃO
Para suas atividades extensionistas contarem no PLE, é necessário que você se inscreva no RCS de extensão. Então, se você deseja cursar extensão durante o PLE, se inscreva em ECWZ50 nesse período de matrícula.

A Direção, as Chefias dos Departamentos, a Direção Adjunta de Graduação e as Coordenações de Cursos da ECO, com ajuda da representação estudantil, trabalharam muito para que o PLE seja uma experiência produtiva e a melhor alternativa possível para sequência das atividades acadêmicas do corpo discente. Estaremos em união nesse período para superar as dificuldades desse novo desafio. Com a seriedade, a competência e a empatia de todo mundo.

Bom PLE!

Atenciosamente,
Sandro Torres de Azevedo

Levantamento realizado em junho/2020  para Preparação do PLE

A ECO fez um amplo levantamento das condições da sua comunidade no contexto da pandemia de COVID-19. Confira abaixo os relatórios da Pesquisa com a comunidade estudantil, das ações dos Programas de Pós-Graduação, do Contexto Estrutural e a proposta do GT de Retomada para o  Período Letivo Excepcional (PLE).

Estrutura e Contexto da ECO

Plano do Período Letivo Excepcional (PLE) da ECO

Pesquisa com a comunidade estudantil

Ações dos Programas de Pós Graduação (PPGs)